PROJETOS 2025
GRUPO DE ESTUDOS PET HISTÓRIA
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Grupo de Estudos: A Invenção do Cotidiano - Michel de Certeau |
O projeto consiste na participação dentro do Movimento INTERPET-Ceará. Tal movimento se formou a partir da articulação dos 22 grupos PET 's do Ceará com o intuito tanto de facilitar as organizações que integram mais de um Grupo, como também de favorecer as discussões sobre os objetivos do Programa de Educação Tutorial dentro da comunidade acadêmica e na sociedade em geral. A atuação no Movimento se torna importante no que se refere às tomadas de decisões conjuntas sobre projetos, reivindicações e encontros, além de permitir momentos de socialização das experiências dos bolsistas e tutores dentro do Programa e da Universidade.
Petianos, tutor e estudantes locais após atividade em Curral Velho (out/2024)
OFICINAS DE METODOLOGIAS EM HISTÓRIA
O Projeto "Oficinas de Metodologias em História" são um conjunto de encontros de formação desenvolvidos pelo PET que contarão com pesquisadores convidados para promoverem exposições e debates sobre métodos de pesquisa e análise de fontes históricas, nas variadas áreas de pesquisa e ensino de História. Os encontros são abertos para bolsistas do programa, demais graduandos e pós-graduandos.
A perspectiva é que as oficinas possam se realizar em conformidade com outras atividades do PET, como por exemplo as atividades de extensão, para que se configurem como uma base metodológica e analítica para os demais projetos do nosso grupo e realizem esse elo de comunicação com outras áreas da graduação e pós em História. Mediante a execução de ações conjuntas, buscamos fazer com que o projeto aprofunde o conhecimento em metodologias de pesquisa e ensino, que servirão às atividades de produção e disseminação do saber científico construídas através do diálogo com a comunidade estudantil e sociedade civil.
O projeto Monitorias nas Olimpíadas, promovido pelo Programa de Educação Tutorial em História (PET-História) da UFC, é uma iniciativa que alia ensino, pesquisa e extensão ao promover a preparação de estudantes para a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e a Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE-CE). O projeto oferece um espaço de troca de conhecimentos e construção coletiva de um pensamento histórico crítico.
Desde sua criação, as monitorias têm se destacado como uma ponte entre a universidade e a educação básica. Coordenadas por bolsistas e voluntários do PET, as atividades incluem análise de fontes históricas, resolução de questões, debates e desenvolvimento de competências críticas e reflexivas. Esses encontros, que acontecem de forma presencial e virtual, oferecem suporte para que estudantes compreendam os desafios das olimpíadas e aprofundem seu entendimento sobre temas históricos.
A história do projeto é marcada por conquistas significativas. A atuação constante das monitorias tem ampliado a participação de escolas cearenses nas competições e elevado o desempenho das equipes nas etapas. Para os bolsistas do PET, o projeto também representa uma oportunidade única de formação pedagógica em um ambiente prático e dinâmico. Os debates promovidos em sala de aula durante as monitorias transforma cada encontro em um momento de construção conjunta do saber, reforçando o papel da História como ferramenta para compreender o mundo e promover uma criticidade do saber.
Além de contribuir para o fortalecimento do ensino de História, as Monitorias nas Olimpíadas reafirma o compromisso da universidade com a sociedade, demonstrando como o trabalho coletivo e o engajamento acadêmico podem gerar impacto positivo na educação básica. É um projeto que inspira, conecta e transforma, unindo paixão pelo conhecimento e dedicação ao ensino.
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