PROJETOS 2025

GRUPO DE ESTUDOS PET HISTÓRIA


   
Grupo de Estudos: A Invenção do Cotidiano - Michel de Certeau
O projeto intitulado Grupo de Estudos do Programa de Educação Tutorial do curso de História UFC, enquanto espaço de reflexão e produção de saberes históricos, tem como objetivo construir uma formação crítica e teórica dos discentes participantes. Com isso, o projeto atua no sentido de sempre ampliar a utilização das reflexões feitas, seja no âmbito curricular nas disciplinas cursadas, seja nas demais atividades do programa.

A atividade é realizada em reuniões quinzenais nas quais são debatidos textos previamente definidos e divulgados, possibilitando dessa forma a construção de uma reflexão em grupo sólida e profunda sobre os assuntos abordados. Nos encontros, dois ou mais bolsistas escolhidos anteriormente dão início às discussões, levantando os principais pontos do texto.



INTERPET

O projeto consiste na participação dentro do Movimento INTERPET-Ceará. Tal movimento se formou a partir da articulação dos 22 grupos PET 's do Ceará com o intuito tanto de facilitar as organizações que integram mais de um Grupo, como também de favorecer as discussões sobre os objetivos do Programa de Educação Tutorial dentro da comunidade acadêmica e na sociedade em geral. A atuação no Movimento se torna importante no que se refere às tomadas de decisões conjuntas sobre projetos, reivindicações e encontros, além de permitir momentos de socialização das experiências dos bolsistas e tutores dentro do Programa e da Universidade.


ENERGIA LIMPA PARA QUEM?

Os complexos eólicos no litoral do Ceará têm sido promovidos por empresas do setor como uma alternativa promissora para a produção de energia limpa e renovável. No entanto, existe uma perspectiva igualmente importante e muitas vezes esquecida: o impacto que a implantação dessas usinas tem sobre as comunidades tradicionais que vivem em estreita conexão com o território costeiro. Essas comunidades, por meio de suas práticas sociais, culturais e econômicas, dependem desse território para a realização de suas atividades cotidianas, incluindo a pesca, fundamental para sua subsistência e a preservação de suas tradições culturais.
É nesse contexto que surge o projeto "Energia limpa pra quem?", com o objetivo de colaborar com essas comunidades e promover um diálogo entre o meio acadêmico e a sociedade civil. A proposta é envolver os moradores diretamente nas discussões sobre os impactos das usinas e, ao mesmo tempo, criar caminhos para a valorização de suas histórias e saberes. O projeto se empenha em levantar e caracterizar a história dessas comunidades, utilizando uma combinação de metodologias, como a investigação historiográfica, entrevistas, relatos de vida e a aplicação de fichas de inventário participativo.
Em parceria com o "Instituto Terramar" e com as lideranças das comunidades de Curral Velho e Cumbe, buscamos unir forças entre pesquisadores e membros da sociedade civil para promover um entendimento mais profundo das transformações que essas comunidades estão vivenciando. Em 2024, já realizamos um trabalho de campo na comunidade quilombola do Cumbe, em Aracati, e na comunidade litorânea de Curral Velho, em Acaraú, onde além da observação das dinâmicas locais, trabalhamos com estudantes de ensino médio em atividades que incluem histórias de vida e inventários participativos.
Além disso, oferecemos oficinas sobre patrimônio cultural na universidade, com o intuito de aprimorar o conhecimento sobre o processo de patrimonialização e dar suporte à elaboração dos inventários participativos. O projeto visa criar um espaço de colaboração e aprendizado mútuo, onde a comunidade, os pesquisadores e a sociedade como um todo possam construir soluções mais justas e conscientes, promovendo o respeito e a valorização do patrimônio histórico e cultural dessas localidades.


Petianos, tutor e estudantes locais após atividade em Curral Velho (out/2024)


OFICINAS DE METODOLOGIAS EM HISTÓRIA

O Projeto "Oficinas de Metodologias em História" são um conjunto de encontros de formação desenvolvidos pelo PET que contarão com pesquisadores convidados para promoverem exposições e debates sobre métodos de pesquisa e análise de fontes históricas, nas variadas áreas de pesquisa e ensino de História. Os encontros são abertos para bolsistas do programa, demais graduandos e pós-graduandos.

A perspectiva é que as oficinas possam se realizar em conformidade com outras atividades do PET, como por exemplo as atividades de extensão, para que se configurem como uma base metodológica e analítica para os demais projetos do nosso grupo e realizem esse elo de comunicação com outras áreas da graduação e pós em História. Mediante a execução de ações conjuntas, buscamos fazer com que o projeto aprofunde o conhecimento em metodologias de pesquisa e ensino, que servirão às atividades de produção e disseminação do saber científico construídas através do diálogo com a comunidade estudantil e sociedade civil.


MONITORIAS EM OLIMPÍADAS DE CIÊNCIAS HUMANAS

O projeto Monitorias nas Olimpíadas, promovido pelo Programa de Educação Tutorial em História (PET-História) da UFC, é uma iniciativa que alia ensino, pesquisa e extensão ao promover a preparação de estudantes para a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e a Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE-CE). O projeto oferece um espaço de troca de conhecimentos e construção coletiva de um pensamento histórico crítico.

Desde sua criação, as monitorias têm se destacado como uma ponte entre a universidade e a educação básica. Coordenadas por bolsistas e voluntários do PET, as atividades incluem análise de fontes históricas, resolução de questões, debates e desenvolvimento de competências críticas e reflexivas. Esses encontros, que acontecem de forma presencial e virtual, oferecem suporte para que estudantes compreendam os desafios das olimpíadas e aprofundem seu entendimento sobre temas históricos.

A história do projeto é marcada por conquistas significativas. A atuação constante das monitorias tem ampliado a participação de escolas cearenses nas competições e elevado o desempenho das equipes nas etapas. Para os bolsistas do PET, o projeto também representa uma oportunidade única de formação pedagógica em um ambiente prático e dinâmico. Os debates promovidos em sala de aula durante as monitorias transforma cada encontro em um momento de construção conjunta do saber, reforçando o papel da História como ferramenta para compreender o mundo e promover uma criticidade do saber.

Além de contribuir para o fortalecimento do ensino de História, as Monitorias nas Olimpíadas reafirma o compromisso da universidade com a sociedade, demonstrando como o trabalho coletivo e o engajamento acadêmico podem gerar impacto positivo na educação básica. É um projeto que inspira, conecta e transforma, unindo paixão pelo conhecimento e dedicação ao ensino.

Estudantes participantes da ONHB em visita ao Centro de Humanidades



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