EDITAL SELEÇÃO 2016.2


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DE ACOMPANHAMENTO DISCENTE
PET HISTÓRIA
EDITAL 2016.2

PROCESSO SELETIVO PET – HISTÓRIA/UFC
O PET História/UFC, por meio deste, torna pública a abertura do processo seletivo de bolsistas, de acordo com a Portaria nº 343 de 24/04/2013, publicada no Diário Oficial da União de número 79, em 25/04/2013.

DO NÚMERO DE VAGAS

Este edital selecionará 1 (um) estudante do curso de graduação (licenciatura e/ou bacharelado) em História da Universidade Federal do Ceará para o preenchimento da vaga aberta em 2016.2, sendo esta vaga para bolsista remunerado(a). Para esclarecimentos sobre expectativa de bolsa, ver Portaria do MEC 343 de 24/04/2013.

DAS ATRIBUIÇÕES DOS PETIANOS

I – Zelar pela qualidade acadêmica do PET;
II – Participar de todas as atividades previstas pelo grupo;
III – Participar, durante sua permanência no PET, em atividades de ensino, pesquisa e extensão;
IV – Manter bom rendimento acadêmico no curso de graduação;
V – Cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso;
VI – Estar inscrito na Plataforma Lattes.

DOS REQUISITOS DE INSCRIÇÃO

I – Ter disponibilidade para dedicar um mínimo de 20 (vinte) horas semanais ao programa;
II - Estar regularmente matriculado na Graduação de História da UFC (licenciatura e/ou bacharelado), sendo aluno (a) do 2º, 3º, 4º ou 5º semestres;
III - Apresentar coeficiente de Rendimento Escolar igual ou maior a 6,0 (seis);
IV - Não ser bolsista de qualquer outro programa ou projeto no momento de sua integração ao PET.

Das Inscrições

Data: 16 de agosto de 2016 a 19 de agosto de 2016
Horário: 09:00 – 11:30.
Local: sala do PET – História/UFC.
Documentação necessária: cópia da Identidade, cópia do CPF e Histórico Escolar (graduação).
Contato PET História UFC: 85-33667746

CALENDÁRIO DA SELEÇÃO

Etapa 1: Prova escrita (eliminatória e classificatória): na qual o candidato deve obter a nota mínima de 7,0 (sete) para ser aprovado e classificado na etapa 1. Assim o candidato estará apto para participar da entrevista, etapa 2 do processo seletivo.
Data: 26 de agosto de 2016 – Sexta-feira
Horário: 08:00 – 12:00.
Local: Auditório da Pós-Graduação em História Social da UFC

Resultado da Prova escrita: A Comissão Julgadora definirá dia e horário. A aprovação nessa etapa é pré-requisito para a participação na entrevista, etapa final. Será divulgado no blog do PET História e redes sociais do programa.

Etapa 2: Entrevista (eliminatória e classificatória): na qual o candidato deve obter a nota mínima de 7,0 (sete).

Observação 1: A Banca avaliadora do processo seletivo, composta pela tutoria e um professor do curso de história/UFC, definirá dias, horários e local para as entrevistas dos candidatos aprovados na prova escrita (etapa 1), com a antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas.

Observação 2: As informações sobre os resultados das etapas 1 e 2, e os dias, horários e local onde serão realizadas as entrevistas, no caso da etapa 2, serão anexadas na sala do PET-História/UFC, site do Departamento de História UFC e no blog do PET História UFC.

DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

         Os resultados das etapas 1 e 2 e o resultado final serão divulgados diretamente na sala do PET e por meio eletrônico, através do site do Departamento de História da UFC e pelo blog do PET História UFC.

DA EFETIVAÇÃO DA OCUPAÇÃO DAS VAGAS

            Os candidatos indicados, no resultado final, como aprovados e selecionados para as vagas disponíveis desta seleção só terão suas aprovações efetivadas se, sob convocação, se apresentarem na primeira reunião ordinária do PET-História (UFC) imediatamente após a publicação do resultado final.


DOS CLASSIFICÁVEIS
O edital PET História 2016.2 terá validade de 6 (seis) meses para a chamada de, classificáveis, candidato(a)s aprovados que não foram selecionados. O discente para tal convocação, deve estar dentro dos requisitos supracitados e estar cursando 2°, 3°, 4° ou 5° semestre (s) do curso de História.

BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA (Disponível na xérox da Psicologia e Yellow):

LOWENTHAL, David. Como conhecemos o passado. Proj. História, São Paulo, 17, nov. 1998.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. Capítulo 2: História: a arte de inventar o passado. IN:______: História: a arte de inventar o passado. São Paulo: EDUSC, 2007.

RAMOS, Francisco Reges Lopes. O fato e a fábula: o Ceará na escrita da história. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2012.

DOSSE, François. História e historiadores no século XIX. IN: MALERBA, Jurandir. Lições de História: o caminho da ciência no longo século XIX. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

GRAFTON, Antony. Como o historiador encontrou sua música: a trilha de Ranke para a nota de rodapé. IN:______: As origens trágicas da erudição. São Paulo: Papirus, 1998.

THOMPSON, Edward Palmer. A lógica histórica. IN:_______. A miséria da teoria, ou, um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. IN:_______. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

DOSSE, François. A HISTÓRIA, São Paulo: Unesp, 2012. (Capítulo 3. A Narrativa).

RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Ed. UNB, 2001, 194p. Capítulo 1 Tarefa e função de uma teoria da história.

CERTEAU, Michel de. História e Psicanálise: entre ciência e ficção. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.Capítulo III O " romance" psicanalítico. História e literatura.
                                         
                                 _____________________________                        
   Prof. Dra. Kênia Souza Rios
Tutora do PET História – UFC






FORTALEZA, 16 de Julho de 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jacques Le Goff: a noção de documento/monumento

PROCESSO SELETIVO 2024.1