Maio de 68: o ano que não terminou



O PET História, em parceria com os PETs da Pedagogia e da Ciências Sociais, realizaram o evento “Maio de 68: o ano que não terminou”, ocorrido nos dias 22 a 25 de maio de 2018. A atividade foi pensada em homenagem aos 50 anos de um momento singular de efervescência política da juventude francesa, que influenciou diversos protestos em todo o mundo. Além disso, o evento pretendeu debater também o cenário político do Brasil sobre os diversos ataques à democracia ocorridos desde 2016.
Realizado em diversos espaços do Centro de Humanidades, a programação mobilizou a participação de vários setores da sociedade, tais como representantes de movimentos sociais, professores universitários, alunos da UFC e de outras instituições de ensino.
Dentro das atividades da semana, o PET História realizou uma sessão de cine debate com o filme “Os Sonhadores”, de Bernardo Bertolucci. O filme aborda o maio de 68 indiretamente a partir da perspectiva de três jovens de descoberta da sexualidade e da política. A película aborda as manifestações enquanto uma realização de jovens universitários não tão próximos do povo. O debate ficou por conta da historiadora Meize Lucas, professora do departamento da História da UFC.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jacques Le Goff: a noção de documento/monumento

PROCESSO SELETIVO 2024.1