Projeto Diálogos - OCHE

Em mais uma edição do Projeto Diálogos, o PET História recebeu o professor Zilfran Fontenele do IFCE, coordenador da Olimpíada Cearense de Ciências Humanas do Estado do Ceará, a OCHE. No primeiro momento, o professor apresentou a história da Olimpíada, sua trajetória, seus colaboradores e seu funcionamento. Os/as bolsistas , assim como os demais presentes, puderam entender as fases, a elaboração das questões e como o evento movimenta o estado. O professor abriu sua apresentação comentando sobre a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) como inspiração para a criação da OCHE. Portanto, o diálogo entre as duas acontece principalmente metodologicamente, com uma estruturação muito parecida.

O professor Zilfran abordou a importância de uma Olimpíada que une estudos interdisciplinares entre as ciências humanas, invocando inclusive a literatura, disciplina indispensável quando se pensa na construção da linguagem das ciências. Foi observado o crescimento da OCHE no território estadual desde sua primeira edição, em 2019. Cada ano um corte temático, a Olimpíada invoca questões importantes como um fio que passa por todas as suas reflexões. Em 2019, o debate foi ao redor do tema de Patrimônio e em 2020, da Pandemia.

Algumas questões foram levantadas pelos presentes. Matheus, Gustavo, Carolina e Beatriz dialogaram com o professor pensando as melhores formas de envolver o grupo nas atividades da OCHE. Foi, inclusive, sugerido que o PET pensasse a criação de um sistema de comunicação entre escolas e graduandos/as que pudessem auxiliar na monitoria da Olimpíada.

Por fim, foram postas as demandas da OCHE para o grupo.

1 - Elaboração de questões: o professor Zilfran esclareceu que o PET História pode trabalhar nessa comissão pensando trabalhos, pesquisas, temas, etc. O próprio Caderno de Pesquisa do PET (A Fome: História e Memória) foi posto como um documento possível para elaboração de questões.

2 - Monitoria em escolas: ficou claro que muitas escolas no Ceará têm carência de orientação para os/as alunos/as, algo que poderia ser suprimido pelo grupo através da criação de um diálogo entre alunos/as e escolas.

3 - Divulgação: a OCHE vem crescendo cada vez mais no Ceará e há uma demanda para que fique ainda mais conhecida, conectando professores/as e alunos/as com a área das ciências humanas.







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