PROJETOS PET

PROJETO NARRATIVAS DA FOME:

A pesquisa coletiva "Narrativas da Fome" envolve todos(as) os bolsistas, buscando refletir sobre como a fome é experienciada em diversas temporalidades e espacialidades, desenvolvendo essa análise a partir de uma perspectiva historiográfica. Num primeiro momento foi feita uma discussão teórica, que resultou na divisão dos bolsistas em grupos temáticos: (fome e produção econômica, fome e igreja católica, fome e loucura, fome e infância) que possibilitou o contato com diversas fontes, gerando interesses, questionamentos e problemáticas diferentes cujo objeto central é a fome.


A fome não é uma condição natural que depende somente do clima, mas sim que se trata de um fenômeno social mais relacionado à má distribuição de recursos e alimentos existentes no país, bem como a concentração de terra e demais meios de produção nas mãos de poucos proprietários. Fundamental para esse raciocínio como um todo foram os estudos de Josué de Castro, feitos em seu livro Geografia da Fome, lido e discutido nas reuniões.



PROJETO NUDOC:


O projeto de pesquisa coletiva “O acervo documental do NUDOC e a produção do conhecimento histórico e arquivístico no Ceará” teve início entre fevereiro e março de 2013 quando pautamos a necessidade e definimos como objetivo nos aproximarmos mais e melhor do acervo e dos propósitos do Núcleo de Documentação Cultural (NUDOC/Dept° História UFC), considerando suas implicações interdisciplinares (história e arquivologia), a condição de laboratório para o fomento do aprendizado histórico e para a formação discente e docente, bem como a unicidade, a originalidade e a proveniência de seu arquivo.

O arquivo do NUDOC que estamos estudando historicamente e aplicando o processamento arquivístico necessário é denominado “Arquivo Padre Cícero” (gênero textual) caracterizado, - segundo Inventário Documental para elaboração de um Instrumento de Controle produzido entre maio e junho de 2013 pelo PET.  O PET História UFC pesquisa uma documentação, em parte, inédita ou com potencial pouco explorado, enquanto fonte e objeto da história e da arquivística, para o estudo da espécie documental. Sob o título: “Telegramas recebidos e enviados do Padre Cícero”, destacamos os sentidos epistemológicos e os valores que a história e a memória concebem aos papéis do arquivo do Padre Cícero.



PROJETO APEC:
O Projeto “Fundo Documental e Guia de Fontes para a História da Escravidão no Ceará” é uma parceria do Programa de Educação Tutorial do Curso de História da Universidade Federal do Ceará (PET-HISTÓRIA-UFC) com o Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC) e que objetiva mapear documentos ligados à questão da escravidão no Ceará, ao longo do século XIX. Foram catalogados 12 (doze) livros de compra e venda de escravos, na província do Ceará oitocentista, no período que se estende de 1843 a 1879. 

O trabalho coletivo realizado pelos bolsistas do PET-História foi planejado em quatro momentos: mapeamento inicial do corpo documental; limpeza e condicionamento dos documentos; catalogação e elaboração de fichas/resumo, sistematização e publicação do Guia de Fontes.  A catalogação deste material começou em 2007, sendo encerrada em 2012. A publicação, última etapa, deve ocorrer em 2013. Com este catalogo o PET-História espera ajudar no debate e na problematização da história da escravidão do Ceará. O Projeto hoje 2014 está em sua fase de finalização com uma publicação de sua produção ao longo desta pesquisa.




Projeto Ponta Grossa
Projeto Narrativas, Memória e Saberes Tradicionais na comunidade de Ponta Grossa - Icapuí/CE desenvolvido pelo grupo PET-História UFC, visa a compreensão dos modos de vidas, das práticas culturais e das características constitutivas do cotidiano dos moradores de Ponta Grossa, levando em consideração a formação de elementos que fazem parte de comunidades tradicionais litorâneas , como os saberes, fazeres, valores, oralidades e memórias. Esses dispositivos são apropriados pelos próprios sujeitos locais, no sentido de construir e afirmar sua identidade, servindo de suportes à história e às narrativas da comunidade.  







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