PROJETOS INDIVIDUAIS

       É uma atividade permanente de cada bolsista e consiste no desenvolvimento de suas próprias pesquisas com a supervisão de um orientador (um dos professores do departamento ou do tutor do PET, na ausência de outro professor). A atividade é realizada durante o período de permanência do bolsista no PET.
As pesquisas individuais, bem como as discussões em torno delas, permitem aos bolsistas um contato com variadas produções historiográficas. Almeja-se, além disso, um acompanhamento das pesquisas individuais dos bolsistas, visando enriquecê-las a partir, por exemplo, de discussões em grupo, sendo o debate em torno de projetos de pesquisa, tendo em vista exames seletivos de pós-graduação, um dos principais momentos.
Durante o desenvolvimento da pesquisa o bolsista deve apresentar os resultados parciais do trabalho em encontros acadêmicos, possibilitando a circulação desse conhecimento que está sendo produzido.



Bolsistas atuais:

Amanda Guimarães da Silva 
Benêangelo Soares
Diego Cavalcanti
Felipe Almeida
Felipe Martins 
Kalil Tavares
Lucas Leão
Lucas Vitoriano
Renan Marrocos
Rennê Câmara 
Tayná Moreira
Viviane Teixeira 




História Antiga, um campo em disputa: analise dos posicionamentos da revista Phoinix entre 1995-1999.

Lucas Vitoriano

     Ao longo do século  XX as pesquisas na área de História Antiga sofreram muitas mudanças. Elas ficaram mais viáveis apenas a partir da década de 70, quando começaram a ser aceitos, no âmbito da faculdade, os textos antigos não mais apenas em suas linguás originais (grego ou latim) possibilitando desta forma que muitos pesquisadores utilizassem de traduções para empreender suas pesquisas, aumentando assim o numero de trabalhos produzidos. Em 1985 é criada a Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) que promoveu vários eventos voltados aos estudiosos dessa área, além da revista Clássica produzida alguns anos depois. Essas mudanças melhoram, mas não resolveram, os problemas dos estudiosos da antiguidade, e, em 1995 nasce a Phoinix revista produzida na UFRJ que também se posiciona em favor de melhores condições e maior valorização para a realização de pesquisas tendo como foco a antiguidade.
    Objetivando-se analisar como a Phoinix se posiciona messe campo de disputas, que é a História Antiga, os autores que nela publicam e as problemáticas abordadas pela revista é proposta uma analise através da história cultural. Utilizando se de conceitos tais como "poder simbólico","praticas" e "representações" intenta-se perceber estas disputas e de que formas os sujeitos inseridos nelas se posicionam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jacques Le Goff: a noção de documento/monumento

PROCESSO SELETIVO 2024.1